Exercício físico e saúde
O exercício físico não precisa ser doloroso para surtir efeito. Basta ser moderado e regular, algumas vezes por semana, para contribuir para uma boa saúde e bem-estar.
Correr, fazer uma caminhada, andar de bicicleta e practicar um desporto – numa intensidade que acelere seus batimentos cardíacos e o faça transpirar – pode melhorar a sua resistência e ajudar a evitar um ataque cardíaco e um derrame.
A combinação desses exercícios aeróbicos com musculação moderada e ginástica ajuda a fortalecer os ossos, músculos internos, braços e pernas. Essas actividades de exercício físico também contribuem para manter o metabolismo acelerado, que por sua vez ajuda a controlar o peso.
Exercício físico: mexa-se pela sua saúde

Exercitar-se faz bem para pessoas de todas as idades e não é necessário entrar para uma academia para isso. Só de caminhar em vez de usar o carro, autocarro ou elevador já é um bom começo.
Porque esperar por uma boleia se você pode ir a pé, talvez chegando mais rápido ao seu destino? Pais, incentivem seus filhos a participar em brincadeiras que exigem exercício físico e, sempre que possível, ao ar livre.
Este tipo de diversão – ao contrário de actividades sedentárias como jogar videogames – fortalece os músculos e ajuda a desenvolver coordenação motora.
Não importa com que idade você comece, fazer exercício físico moderado pode ser de ajuda para melhorar a saúde. Se você não é tão jovem ou tem problemas de saúde e não feito exercício físico ultimamente, seria bom consultar um médico antes de começar. Mas, o importante é começar!
Exercício físico saudável para todas as idades
O exercício físico gradual e sem exagero pode ajudar até mesmo os de mais idade a manter a força muscular e massa óssea e também ajuda os mais idosos a evitar quedas.
Foi o exercício físico que ajudou Rustam, mencionado em outro artigo a manter a saúde. Sete anos atrás, ele e a esposa começaram a correr um pouco de manhã, cinco dias por semana.
Ele conta: “No início, inventávamos desculpas para não ir. Mas o facto de ter companhia nos motivou. Hoje sentimos prazer nesses hábitos de vida saudável“.
Faça exercício físico enquanto se diverte com a sua família e cuide da sua saúde.
A OMS recomenda...
Para melhorar a condição cardiovascular e muscular, saúde dos ossos e reduzir o risco de doenças e depressão a OMS sugere:
1. Adultos entre os 18 e os 64 anos pelo menos 150 minutos de actividade aeróbia moderada a intensa ou pelo menos 75 minutos de actividade aeróbia intensa ao longo da semana ou o equivalente de actividade moderada e vigorosa.
2. A actividade aeróbia deve ser realizada em períodos de pelo menos 10 minutos de duração.
3. Para benefícios de saúde extra, os adultos deverão aumentar a actividade aeróbia moderada para 300 minutos por semana, ou aumentar para pelo menos 150 minutos de actividade aeróbia intensa ou uma combinação equivalente de actividade moderada e vigorosa.
4. As actividades de força muscular devem ser feitas de forma a envolver o máximo de grupos musculares em 2 ou mais dias por semana.
Os homens e mulheres que praticam exercício físico:
- apresentam taxas menores de mortalidade, doenças coronárias, hipertensão, diabetes tipo2, cancro do cólon e da mama e depressão;
- têm menos risco de fracturas;
- apresentam um nível mais alto de capacidade cardiovascular e muscular;
- conseguem mais facilmente manter o peso, ter um corpo e composição corporal mais saudável.
As pessoas inactivas devem começar com a introdução de pequenas quantidades de actividade física e gradualmente aumentar a duração, frequência e intensidade. Estas recomendações são válidas para todos os adultos saudáveis entre os 18 e os 64 anos, a menos que apresentem alguma situação médica específica.
Grávidas e cardíacos devem consultar o médico antes de iniciarem um programa de exercício.